sábado, 18 de junho de 2011

Abrindo com Debate

A Questão da Metodologia e do Objeto de Ensino

Helloíse Colares Dias*
Igo Amoras Ramos

Judivalda Brasil**

A partir dos estudos realizados sobre a Metodologia e o Objeto de Ensino, de Lívia Suassuna pode-se considerar que há evolução no modo de aplicar e administrar o modo de aprendizado dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa, porém dependerá diretamente do professor utilizar uma metodologia que satisfaça o objeto do ensino. 
Nas questões metodológicas, podemos fazer uso das palavras de Silvia e outros, fala sobre a importância de uma abordagem diferenciada com o aluno de língua portuguesa, afinal ainda ha muito do método a repetição que além de não ser favorável para o aprendizado contextualizado, é desgastante e não provoca nenhum estímulo ao aluno. Neste contexto podemos analisar a diferença feita em sala de aula pela professora na qual regia uma turma de primeiro do ensino médio.
Essa professora faz uso de problemas sociais para provocar e estimular um alunado que vem do ensino fundamental com uma capacidade de conhecimento ainda muito limitada, e bastante desinteresse. Ensina língua portuguesa requer a responsabilidade de saber o que se ensina e para quem ensina, afinal o Brasil é um pais de contrastes, cada escola conta com alunos diferentes e cada turma tem suas realidades, sem poder esquecer dar particularidades dos alunos que em caso especiais tem que atenção redobrada.
Para Almeida “a escola impõe conteúdos e modelos de ensino, reproduzindo uma situação social marcada pela injustiça.” (p. 122), deste modo o processo de ensino-aprendizado torna-se tradicionalista e improdutivo, pois os alunos são desestimulados a compreender, o que provoca a reprodução e a memorização do que já foi dito pelo “educador”.


*  Acadêmicos do 5º semestre do Curso de Licenciatura em Letras do Iesap.
**  Professora ministra da disciplina de Estagio Supervisionado 2 do Iesap.

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